segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A opinião dos alunos

     No final de cada sessão, foi solicitado aos alunos do 12º ano, que redigissem um pequeno comentário à atividade ou, no caso de terem ficado dúvidas, que as registassem de modo a possibilitar o esclarecimento das mesmas.
     O que os alunos disseram várias coisas e, ficam aqui registadas algumas das opiniões:
"... acho muito bem que se façam este tipo de ações de sensibilização. ... gostei muito, pois permitiu, acima de tudo, interação entre todos, sendo que, mais do que uma palestra foi uma conversa!! Devem continuar!"

"... Apesar de nunca ter consumido drogas ilegais, nem ter curiosidade de tal, gostei de ficar a saber dos prós e contras destas drogas, tais como as drogas legais...."

"Gostei da sessão e achei interessante."

"Foi útil, esclareceu algumas dúvidas. É um tema que deve ser abordado para os jovens refletirem sobre os problemas da sociedade".

     No geral, as opiniões forma muito favoráveis a este tipo de iniciativa e à escolha do tema, o que será tido em conta nas próximas atividades.

Ação de Sensibilização

     Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, decorreu uma ação de sensibilização de prevenção de comportamentos aditivos, para alunos do 5º e do 12º ano de escolaridade. Decorreu em colaboração com a UCAD (antigo Serviço de Prevenção da Toxicodependência), que disponibilizou duas das suas técnicas para dinamizar a referida atividade.
     Aos alunos do 5º ano de escolaridade pretendeu-se alertar para a importância de manter os seus tempos livres devidamente ocupados, e de ter objetivos de vida que ajudem a afastar-se da oferta de substâncias.
     Para o 12º ano de escolaridade, os objetivos passaram por dotar os alunos de informações que lhes permitissem decidir de forma racional (ponderando aspetos negativos e positivos) perante a oferta de substâncias psicoativas.
     Temos a agradecer à Dra Rubina Nóbrega e à Dra Nazaré Freitas pelo trabalho desenvolvido e que permitiu a grande participação por parte dos alunos.