sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mural da Prevenção

   No decorrer das ações de sensibilização promovidas pelo CSRB, foi sugerido aos alunos que, em breves palavras, resumissem as suas impressões sobre o que ouviram e viram. O resultado final é aquele que a seguir apresentamos.
   Desde já, agradecemos a disponibilidade de todos na participação da construção deste mural.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Prevenção de riscos- uma outra visão.

   A presença dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava nesta semana dedica à prevenção de riscos revelou-se muito agradável. Tal ficou comprovado pelo entusiasmo com que os nossos alunos assistiram à sessão dinamizada por esta corporação dos soldados da paz. 
   É sempre agradável assistirmos a esta empatia e proximidade e mais gratificante se torna sabermos que cooperamos nessas alegria e bem comuns.
   Muito obrigadas aos bravos que se batem para que as nossas vidas e os nossos bens estejam seguros!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"O pesadelo da dependência"- dramatização para a comunidade


  Droga é aquela substância responsável por tornar a sua vida aparentemente mais suportável./Confortável ilusão: parece liberdade e na verdade é uma prisão.

     Ainda no decorrer da semana dedicada à prevenção das dependências, tivemos o contributo, louvável, de um grupo de alunas que se disponibilizaram para dramatizarem uma situação onde fossem visíveis as consequências de uma vida tolhida pelas garras da dependência. A ideia partiu das alunas que amavelmente se disponibilizaram a cooperar com o  Projeto Atlante. 
   Desde já o nosso agradecimento pela participação entusiasmada e entusiasmante.
 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ação de sensibilização dinamizada pelo Centro de Saúde da Ribeira Brava

 
 No primeiro dia da semana dedicada à Prevenção das Dependências,o Projeto Atlante organizou uma conferência dinamizada por enfermeiras  do Centro de Saúde da Ribeira Brava cujo o objetivo foi alertar os alunos do 6º ano para a existência de "ofertas" que deverão ser bem observadas e pensadas para que, se confrontados com as mesmas, os alunos possam  fazer escolhas conscientes e positivas para a sua vida.
Em particular foram dadas a conhecer algumas substâncias que podem interferir no nosso comportamento pois afetam o nosso sistema nervoso central. A saber: álcool e tabaco.

Corrente humana: "Juntos contra o tabaco"

   Numa tentativa- mais uma- de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática das dependências dinamizou-se (em pareceria com o Clube Europeu) uma "corrente humana".
    Pretendeu-se dessa forma "ilustrar" a disposição que cada um de nós deve desenvolver no sentido de, pela força do grupo, cada um se libertar das garras da dependência tabágica.
   Sabemos que o estímulo deve partir da pessoa que fuma mas não esquecemos que, com um ambiente propício, mais facilmente se atinge esse objetivo.
    Por esse motivo quisemos que todos dessem as mãos por esta causa e registamos esse momento para que as outras pessoas possam embarcar nesta corrente.
     Fica aqui o registo desse momento...




E a notícia sobre o mesmo publicada no Diário de Notícias.


Semana da Prevenção das Dependências


No âmbito das atividades planificadas para o presente ano letivo, realizar-se-á a Semana da Prevenção das Dependências. 
Porque consideramos de superlativa importância as questões a ser abordadas nas diversas atividades projetadas para a semana que ora de inicia, contamos com a participação de todos!