domingo, 8 de março de 2015

8 de março - Dia Internacional da Mulher

    Porque hoje ( tal como todos os outros dias do ano) é importante relembrar a luta das mulheres pela sua independência e pela sua auto-determinação.
     Porque hoje ( tal como todos os outros dias do ano) é importante relembrar que , aos olhos de uma sociedade, maioritariamente, patriarcal é importante definir o conceito de igualdade de género e mostrar a sua urgência.

   Poderá parecer descabida esta homenagem, feita num blog escolar, dedicado à prevenção das dependências. Mas, uma vez que  surge da necessidade de todos atingirmos essa capacidade de nos sabermos livres e donos das nossas decisões, sem amarras, sem grilhões, sem estereótipos que perseguem, esmagam e oprimem. 
  "No quadrinho acima, Maitena utiliza uma imagem que remete à via crucis de Jesus para retratar o quanto a sociedade deprecia a mulher. A autora a desenha, literalmente, sob o peso do símbolo de um sexo que precisa constantemente provar-se tão capaz quanto seu companheiro do sexo masculino, porque nas relações entre os gêneros, quase sempre diversidade significa inferioridade, e não, como deveria, uma distinção constitutiva, complementar para ambos. Essa é a “cruz” que coube à mulher carregar."

Fonte: MAITENA E SUAS MULHERES ALTERADAS: a construção do feminino na contemporaneidade 


E a questão que se impõe é: caminhamos tanto assim ou na ânsia de nos libertarmos, criamos novos jugos? Maitena Burundarena, tenta uma resposta...

Sem comentários:

Enviar um comentário