quinta-feira, 22 de novembro de 2012

USO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS EM MEIO ESCOLAR- INQUÉRITO NACIONAL 2011

No seguimento dos objetivos defendidos pelo Projeto de Prevenção das Toxicodependências (ATLANTE), cabe-nos o dever de dar conhecimentos  da síntese dos resultados do  INQUÉRITO NACIONAL EM MEIO ESCOLAR, 2011 – 3.º CICLO sobre o consumo de drogas e outras substâncias psicoativas relativas ao 3º ciclo e ensino secundário .
Uma vez que o relatório é ,em si mesmo uma síntese dos estudos feitos, pensamos que ( àqueles a quem interessar ter um conhecimento mais profundo  do inquérito poderão ler os documentos para os quais criamos a ligação acima.
Para todos os outros para quem a leitura de gráficos se torna enfadonha,sugerimos as resenhas que os meios de comunicação de referência fazem ao mesmo estudo.

Jornal de Notícias  Expresso  e Público

A despropósito(ou talvez não), aproveitamos um cartoon publicado no Jornal Expresso, e reproduzimo-lo aqui para descomprimir e, quem sabe, partilhar um momento de boa disposição.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TODOS NÓS QUESTIONAMOS E TODOS NÓS TEMOS OPINIÃO...(2)


Na senda do trabalho antes relatado e que se destinou ao 6º ano, procuramos realizar uma tarefa semelhante com alunos do 3º ciclo.

Os contemplados foram os alunos do 9º ano, turma D, a quem coube a tarefa de, fazendo uso da sua veia criativa, produzirem um slogan em que apelassem aos seus colegas para o não consumo de substâncias tóxicas.

Todos se esforçaram por produzir a frase mais marcante ,aquela que mais facilmente se "colasse" no ouvido. Alguns, pensamos nós, foram bem sucedidos.Certo é que se inspiraram aqui. Estes apelos estão visíveis para toda a comunidade no átrio de entrada conforme podem verificar na imagem  acima.

TODOS NÓS QUESTIONAMOS E TODOS NÓS TEMOS OPINIÃO...(1)

 
      No âmbito das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula,os alunos do 6º G foram-nos dando a sua "visão" do que representam as drogas e como,por vezes, temos de desfazer alguns "mitos" relativamente a estes assuntos.
     Partindo das suas experiências de vida e confrontados com algumas afirmações e leituras de documentos atuais (saídos na comunicação social), os alunos tiveram que decidir se aquilo que se afirmava correspondia  a a uma VERDADE ou a uma FALSA CRENÇA.
   E porque este trabalho não se quedou pelo registo das suas opiniões, a turma criou, ainda, o cartaz que encima este texto, onde se enumeram as drogas das quais os alunos possuem conhecimento da sua existência. e ilustraram a imagem daquilo que serão(para eles) as consequências de um uso continuado e abusivo dessas substâncias.
   Este foi um trabalho muito participado e produtivo.Por isso deixamos-vos a expressão do seu sentir sobre este assunto.

Eis algumas opiniões: