quarta-feira, 11 de março de 2015

Visita de estudo às instalações da PSP da Ribeira Brava

No dia 10 de março, as turmas de CEF de 8º e 9º anos foram convidadas a visitar as instalações da PSP da Ribeira Brava para que, dessa forma, pudessem ficar mais familiarizadas com o lado humano da Justiça.
Pretendeu-se, em simultâneo, que os alunos tivessem uma perceção mais exata de quais as consequências legais que comportamentos aditivos e tóxicos podem causar. Da mesma forma, era nosso objetivo pôr em evidência que o mundo da toxicodependência tem, necessariamente, reflexos negativos  a níveis pessoal, profissional e social.
Nesse âmbito, procedeu-se a uma visita guiada e os alunos puderam entrar na realidade de uma esquadra. Foi-lhes dada a oportunidade de "pisar" uma cela de detenção e experimentar a sensação (ainda que fugaz) da privação da liberdade, visitaram o ginásio onde os agentes mantêm a forma física, as camaratas onde lhes é permitido pernoitarem/descansarem, o refeitório e, por fim (ainda dentro das instalações) assistiram a uma pequena palestra/conversa onde a temática da toxicodependência foi abordada.
Através da partilha de conhecimentos, adquiridos no âmbito do desempenho das suas funções, os agentes Emanuela e Camacho tentaram mostrar que o desejo de experimentar substâncias desconhecidas nem sempre tem um desfecho feliz, que a euforia inicial pode desembocar num labirinto sem saída onde as perspetivas de um futuro profissional e uma vida ajustada vão sendo diminuídas, onde o isolamento  social e a destruição de vidas é, não raras vezes, uma infeliz realidade.
Pareceu-nos que os alunos "perceberam" que existem alternativas mais saudáveis e menos limitadoras, que existem caminhos mais felizes que podem ser percorridos. Embora saibamos que, apesar da sua tenra idade, já haviam chegado a essa conclusão, julgamos que nunca é excessivo relembrar aquilo que aos nossos olhos parece evidente.
No decorrer da palestra (e como é sempre interessante conhecer novas realidades) foi dada a oportunidade a que alguns alunos se voluntariassem para realizar o teste de alcoolemia. Foi uma oportunidade feliz de mostrarem que naquele momento a sobriedade era imperatriz. No final da visita, alguns alunos puderam fazer um "reconhecimento" das viaturas de serviço.

O Projeto Atlante agradece a simpatia e disponibilidade demonstrada por todos os intervenientes: professores que acompanharam as turmas e agentes. A estes últimos devemos um agradecimento especial por, em tudo, terem sido solícitos e por terem conseguido cativar os nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário